O bilhete dá entrada nas duas óperas: “Il Segreto di Susanna” e “El Amor Brujo”. Não são vendidos bilhetes separadamente.

20 e 21 de setembro de 2025 · 19h00
Convento de São Miguel · Gaeiras

18h00
“A Cappella”, Conversa prévia (apenas no dia de estreia, 20 de setembro)
Ousadia e humanismo. O extraordinário processo de “construir” uma ópera. 
·
Luciana Medeiros, jornalista, apresentação / moderação
· Max Hoehn, concepção e encenação do espectáculo
· Maria Luísa de Freitas, cantora em “El amor Brujo”
· Nuno Esteves, figurinos e cenografia
·
Pedro Lopes, pianista e correpetidor

19h00
Ópera Il Segreto di Susanna
Intervalo
Bailado El Amor Brujo

Il Segreto di Susanna

Ópera de Ermanno Wolf-Ferrari com libreto de Enrico Golisciani

Sinopse

Uma ópera em um ato de Ermanno Wolf-Ferrari, com libreto de Enrico Golisciani. Estreada em 1909, esta comédia conta a história de um mal-entendido entre o Conde Gil e sua jovem esposa, Susanna. O conde, atormentado pelo cheiro de tabaco na casa, suspeita que a esposa tem um amante. No entanto, o “segredo” de Susanna é, na verdade, o seu hábito de fumar escondida. Com uma partitura leve e espirituosa, que combina o lirismo da tradição italiana com influências do verismo e da opereta, esta peça desenrola-se num jogo cómico de suspeitas e reconciliação.

Ficha artística

Conde Gil › Nazar Mykulyak, barítono
Condessa Susanna › Ana Vieira Leite, soprano
Sante, um criado › Gonçalo Ramalho, ator

Orquestra Filarmónica Portuguesa
Darrell Ang, direção musical

·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·

Max Hoehn, encenação
Inês Pinto de Faria, assistente de encenação e direção de cena

Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Afonso Jorge, tratamento de fotografias de cena
Pedro Leston, desenho de luz

·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·

Pedro Lopes, correpetidor
Francisco Marques, legendagem

Elenco

Nazar Mykulyak
Barítono

Ana Vieira Leite
Soprano

Gonçalo Ramalho
Ator

Apoio

O bilhete dá entrada nas duas óperas: “Il Segreto di Susanna” e “El Amor Brujo”. Não são vendidos bilhetes separadamente.

El Amor Brujo

Bailado de Manuel de Falla

Sinopse

Esta obra de Manuel de Falla é inspirada na tradição cigana da Andaluzia, e conta a história de Candela, uma jovem cigana assombrada pelo espírito ciumento do seu falecido amante. Para se libertar dessa presença sobrenatural e viver plenamente o seu novo amor com Carmelo, Candela e a comunidade realizam rituais místicos que culminam na famosa Danza ritual del fuego, um dos momentos mais icónicos da partitura.

A música de El Amor Brujo destaca-se pelo seu uso de melodias e ritmos flamencos, tornando-se uma das obras mais representativas do repertório musical espanhol.

Ficha artística


Candela › Maria Luísa de Freitas, mezzo-soprano
Bailarinos › Catarina Ribeiro e Ivanoel Tavares

Orquestra Filarmónica Portuguesa
Darrell Ang, direção musical

·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·

Rita Abreu, coreografia
Inês Pinto de Faria, direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Paulo Fonseca, pano de cena
Pedro Leston, desenho de luz

·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·  ·

Pedro Lopes, correpetidor
Francisco Marques, legendagem

Elenco

Maria Luísa de Freitas
Mezzo-soprano

Catarina Ribeiro
Bailarina

Ivanoel Tavares
Bailarino

Apoio

Convento de São Miguel das Gaeiras

Convento de São Miguel das Gaeiras
Rua Vale da Horta 5,
2510-718
Gaeiras, Óbidos
Portugal

O Convento de São Miguel de Gaeiras é um antigo convento franciscano, edificado no decorrer do século XVII. Até 1834, ano da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o Convento de São Miguel de Gaeiras foi casa de frades franciscanos, chegando a albergar membros da Família Real.