O bilhete dá entrada nas duas óperas: “A Menina, o Caçador e o Lobo” e “L’Enfant et les Sortilèges”. Não são vendidos bilhetes separadamente.
· Vasco Mendonça, compositor, autor da música de “A menina, o caçador e o Lobo”
· Sérgio Fontão, maestro do Coro Voces Caelestes
· Pedro Carneiro, diretor musical do espectáculo
· André Heller-lopes, concepção e encenação do espectáculo
A Menina, o Caçador e o Lobo
Ópera para crianças de Vasco Mendonça e Gonçalo M. Tavares
Sinopse
A Menina, o Caçador e o Lobo é uma revisão musical tragicómica de contos tradicionais infantis, contada da perspetiva do lobo. Através dos seus olhos, aprendemos que, em vez de desejar mal aos Porquinhos ou ao Capuchinho Vermelho, ele foi apenas alvo de preconceito, de uma série de coincidências infelizes e engraçadas, e de graves mal-entendidos — e, em última análise, não o vilão que estamos acostumados a ver, mas uma pobre vítima das circunstâncias.
Através de uma recriação cativante e imaginativa de histórias tradicionais, A Menina, o Caçador e o Lobo aborda questões-chave no desenvolvimento de um sentido de comunidade — que, em vez de ódio e intolerância, deve basear-se no civismo, tolerância e em experiências partilhadas.
Ao apresentar uma perspetiva contrastante de uma história moral firmemente impressa na nossa memória coletiva, o público jovem é solicitado a refletir sobre a importância de questionar uma narrativa (seja ela tradicional ou política) e aumentar a sua consciência para as complexas questões sociais e éticas em jogo na maioria das sociedades modernas — as sociedades que eles definirão num futuro próximo.
Ficha artística
Menina, Rosa › Lara Rainho, soprano
Caçador › Mariana de Sousa, mezzo-soprano
Lobo › Logan Lopez Gonzalez, contra-tenor
Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro, direção musical
Ana Maria Santos, clarinete
Rafael Picamilho, percussão
Vasco Ferrão, violoncelo
Nuno Costa, guitarra elétrica
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
André Heller-Lopes, concepção e encenação
Rita Carolina Silva, assistente de encenação e direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Pedro Leston, desenho de luz
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Diana Especial, apoio à produção
Bernardo Marques, correpetidor
Francisco Marques, legendagem
Elenco
Lara Rainho
Soprano
Mariana de Sousa
Mezzo-soprano
Logan Lopez Gonzalez
Contra-tenor
Apoio
O bilhete dá entrada nas duas óperas: “A Menina, o Caçador e o Lobo” e “L’Enfant et les Sortilèges”. Não são vendidos bilhetes separadamente.
L’Enfant et les Sortilèges
Ópera de Maurice Ravel com libreto de Sidonie Colette
100 anos de estreia
150 anos do nascimento de Ravel
55 anos da morte de Almada Negreiros
Sinopse
Uma ópera em um ato de Maurice Ravel, com libreto de Colette. Estreada em 1925, a obra conta a história de uma criança travessa que, durante uma birra, destrói vários objetos do seu quarto. De repente, os móveis, os brinquedos e até os animais ganham vida e “repreendem” a criança pelo seu comportamento. A experiência transforma o protagonista, levando-o a desenvolver empatia e compaixão. Com uma bonita orquestração com influências de jazz, música popular e efeitos onomatopaicos, esta ópera mistura humor, fantasia e lirismo, criando um universo mágico e encantador.
Recuperamos esta peça única no repertório operático do séc. XX, precisamente 100 anos sobre a sua estreia, a 21 de março de 1925, na Ópera de Monte-Carlo.
Ficha artística
Criança › Ana Ferro, mezzo-soprano
Fogo / Rouxinol › Ana Sofia Ventura, soprano
Princesa / Morcego › Joana Santos, soprano
Mamã / Taça chinesa / Libélula › Cláudia Ribas, mezzo-soprano
Bergère / Coruja / Pastora › Marina Pacheco, soprano
Pastor / Gata / Esquilo › Inês Constantino, mezzo-soprano
Bule / Velhinho / Rã › João Pedro Cabral, tenor
Relógio de pé / Gato › Tiago Amado Gomes, barítono
Cadeirão / Árvore › Rodrigo Calais, baixo
Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro, direção musical
Coro Voces Cælestes
Sérgio Fontão, direção musical do coro
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
André Heller-Lopes, concepção e encenação
Rita Carolina Silva, assistente de encenação e direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Paulo Fonseca, pano de cena
Pedro Leston, desenho de luz
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Diana Especial, apoio à produção
Bernardo Marques, correpetidor
Francisco Marques, legendagem
Elenco
Ana Ferro
Mezzo-soprano
Ana Sofia Ventura
Soprano
Joana Santos
Soprano
Cláudia Ribas
Mezzo-soprano
Marina Pacheco
Soprano
Inês Constantino
Mezzo-soprano
João Pedro Cabral
Tenor
Tiago Amado Gomes
Barítono
Rodrigo Calais
Baixo
Apoio
Convento de São Miguel das Gaeiras
Convento de São Miguel das Gaeiras
Rua Vale da Horta 5,
2510-718
Gaeiras, Óbidos
Portugal
O Convento de São Miguel de Gaeiras é um antigo convento franciscano, edificado no decorrer do século XVII. Até 1834, ano da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o Convento de São Miguel de Gaeiras foi casa de frades franciscanos, chegando a albergar membros da Família Real.
