O bilhete dá entrada nas duas óperas: “A Menina, o Caçador e o Lobo” e “L’Enfant et les Sortilèges”. Não são vendidos bilhetes separadamente.

13 e 14 de setembro de 2025 · 18h00
Convento de São Miguel · Gaeiras
 
17h00
“A Cappella”, Conversa prévia (apenas no dia de estreia, 13 de setembro)
Irreverência criativa sob o signo da tolerância. “A menina, o caçador e o Lobo”, cem anos após a estreia de “L’enfant et les sortilèges “. 
· Carla Caramujo, Diretora Artística do FOO, apresentação / moderação
· Vasco Mendonça, compositor, autor da música de “A menina, o caçador e o Lobo”
· Sérgio Fontão, maestro do Coro Voces Caelestes
· Pedro Carneiro, diretor musical do espectáculo
· André Heller-lopes, concepção e encenação do espectáculo
 
18h00
Ópera A Menina, o Caçador e o Lobo
Intervalo – Meet The Artists / Meet The Wolf
Ópera L’Enfant et les Sortilèges
 

A Menina, o Caçador e o Lobo

Ópera para crianças de Vasco Mendonça e Gonçalo M. Tavares

Sinopse

A Menina, o Caçador e o Lobo é uma revisão musical tragicómica de contos tradicionais infantis, contada da perspetiva do lobo. Através dos seus olhos, aprendemos que, em vez de desejar mal aos Porquinhos ou ao Capuchinho Vermelho, ele foi apenas alvo de preconceito, de uma série de coincidências infelizes e engraçadas, e de graves mal-entendidos — e, em última análise, não o vilão que estamos acostumados a ver, mas uma pobre vítima das circunstâncias.

Através de uma recriação cativante e imaginativa de histórias tradicionais, A Menina, o Caçador e o Lobo aborda questões-chave no desenvolvimento de um sentido de comunidade — que, em vez de ódio e intolerância, deve basear-se no civismo, tolerância e em experiências partilhadas.

Ao apresentar uma perspetiva contrastante de uma história moral firmemente impressa na nossa memória coletiva, o público jovem é solicitado a refletir sobre a importância de questionar uma narrativa (seja ela tradicional ou política) e aumentar a sua consciência para as complexas questões sociais e éticas em jogo na maioria das sociedades modernas — as sociedades que eles definirão num futuro próximo.

Ficha artística


Menina, Rosa › Lara Rainho, soprano
Caçador › Mariana de Sousa, mezzo-soprano
Lobo › Logan Lopez Gonzalez, contra-tenor

Solistas da Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro, direção musical

Ana Maria Santos, clarinete
Rafael Picamilho, percussão
Vasco Ferrão, violoncelo
Nuno Costa, guitarra elétrica

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André Heller-Lopes, concepção e encenação
Rita Carolina Silva, assistente de encenação e direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Pedro Leston, desenho de luz

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Diana Especial, apoio à produção
Bernardo Marques, correpetidor
Francisco Marques, legendagem

Elenco

Lara Rainho
Soprano

Mariana de Sousa
Mezzo-soprano

Logan Lopez Gonzalez
Contra-tenor

Apoio

O bilhete dá entrada nas duas óperas: “A Menina, o Caçador e o Lobo” e “L’Enfant et les Sortilèges”. Não são vendidos bilhetes separadamente.

L’Enfant et les Sortilèges

Ópera de Maurice Ravel com libreto de Sidonie Colette

100 anos de estreia
150 anos do nascimento de Ravel
55 anos da morte de Almada Negreiros

Sinopse

Uma ópera em um ato de Maurice Ravel, com libreto de Colette. Estreada em 1925, a obra conta a história de uma criança travessa que, durante uma birra, destrói vários objetos do seu quarto. De repente, os móveis, os brinquedos e até os animais ganham vida e “repreendem” a criança pelo seu comportamento. A experiência transforma o protagonista, levando-o a desenvolver empatia e compaixão. Com uma bonita orquestração com influências de jazz, música popular e efeitos onomatopaicos, esta ópera mistura humor, fantasia e lirismo, criando um universo mágico e encantador.

Recuperamos esta peça única no repertório operático do séc. XX, precisamente 100 anos sobre a sua estreia, a 21 de março de 1925, na Ópera de Monte-Carlo.

Ficha artística

Criança › Ana Ferro, mezzo-soprano
Fogo / Rouxinol › Ana Sofia Ventura, soprano
Princesa / Morcego › Joana Santos, soprano
Mamã / Taça chinesa / Libélula › Cláudia Ribas, mezzo-soprano
Bergère / Coruja / Pastora › Marina Pacheco, soprano
Pastor / Gata / Esquilo › Inês Constantino, mezzo-soprano
Bule / Velhinho / Rã › João Pedro Cabral, tenor
Relógio de pé / Gato › Tiago Amado Gomes, barítono
Cadeirão / Árvore › Rodrigo Calais, baixo

Orquestra de Câmara Portuguesa
Pedro Carneiro, direção musical

Coro Voces Cælestes
Sérgio Fontão, direção musical do coro

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André Heller-Lopes, concepção e encenação
Rita Carolina Silva, assistente de encenação e direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Paulo Fonseca, pano de cena
Pedro Leston, desenho de luz

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Diana Especial, apoio à produção
Bernardo Marques, correpetidor
Francisco Marques, legendagem

Elenco

Ana Ferro
Mezzo-soprano

Ana Sofia Ventura
Soprano

Joana Santos
Soprano

Cláudia Ribas
Mezzo-soprano

Marina Pacheco
Soprano

Inês Constantino
Mezzo-soprano

João Pedro Cabral
Tenor

Tiago Amado Gomes
Barítono

Rodrigo Calais
Baixo

Apoio

Convento de São Miguel das Gaeiras

Convento de São Miguel das Gaeiras
Rua Vale da Horta 5,
2510-718
Gaeiras, Óbidos
Portugal

O Convento de São Miguel de Gaeiras é um antigo convento franciscano, edificado no decorrer do século XVII. Até 1834, ano da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o Convento de São Miguel de Gaeiras foi casa de frades franciscanos, chegando a albergar membros da Família Real.