
O bilhete dá entrada nas duas óperas: “Il Segreto di Susanna” e “El Amor Brujo”. Não são vendidos bilhetes separadamente.
20 e 21 de setembro de 2025 · 19h00
Convento de São Miguel · Gaeiras
18h00
“A Cappella”, Conversa prévia (apenas no dia de estreia, 20 de setembro)
Ousadia e humanismo. O extraordinário processo de “construir” uma ópera.
· Luciana Medeiros, jornalista, apresentação / moderação
· Max Hoehn, concepção e encenação do espectáculo
· Maria Luísa de Freitas, cantora em “El amor Brujo”
· Nuno Esteves, figurinos e cenografia
· Pedro Lopes, pianista e correpetidor
19h00
Ópera Il Segreto di Susanna
Intervalo
Bailado El Amor Brujo
Il Segreto di Susanna
Ópera de Ermanno Wolf-Ferrari com libreto de Enrico Golisciani
Sinopse
Uma ópera em um ato de Ermanno Wolf-Ferrari, com libreto de Enrico Golisciani. Estreada em 1909, esta comédia conta a história de um mal-entendido entre o Conde Gil e sua jovem esposa, Susanna. O conde, atormentado pelo cheiro de tabaco na casa, suspeita que a esposa tem um amante. No entanto, o “segredo” de Susanna é, na verdade, o seu hábito de fumar escondida. Com uma partitura leve e espirituosa, que combina o lirismo da tradição italiana com influências do verismo e da opereta, esta peça desenrola-se num jogo cómico de suspeitas e reconciliação.
Ficha artística
Conde Gil › Nazar Mykulyak, barítono
Condessa Susanna › Ana Vieira Leite, soprano
Sante, um criado › Gonçalo Ramalho, ator
Orquestra Filarmónica Portuguesa
Darrell Ang, direção musical
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Max Hoehn, encenação
Inês Pinto de Faria, assistente de encenação e direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Afonso Jorge, tratamento de fotografias de cena
Pedro Leston, desenho de luz
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Pedro Lopes, correpetidor
Francisco Marques, legendagem
Elenco

Nazar Mykulyak
Barítono

Ana Vieira Leite
Soprano

Gonçalo Ramalho
Ator
Apoio


O bilhete dá entrada nas duas óperas: “Il Segreto di Susanna” e “El Amor Brujo”. Não são vendidos bilhetes separadamente.
El Amor Brujo
Bailado de Manuel de Falla
Sinopse
Esta obra de Manuel de Falla é inspirada na tradição cigana da Andaluzia, e conta a história de Candela, uma jovem cigana assombrada pelo espírito ciumento do seu falecido amante. Para se libertar dessa presença sobrenatural e viver plenamente o seu novo amor com Carmelo, Candela e a comunidade realizam rituais místicos que culminam na famosa Danza ritual del fuego, um dos momentos mais icónicos da partitura.
A música de El Amor Brujo destaca-se pelo seu uso de melodias e ritmos flamencos, tornando-se uma das obras mais representativas do repertório musical espanhol.
Ficha artística
Candela › Maria Luísa de Freitas, mezzo-soprano
Bailarinos › Catarina Ribeiro e Ivanoel Tavares
Orquestra Filarmónica Portuguesa
Darrell Ang, direção musical
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Rita Abreu, coreografia
Inês Pinto de Faria, direção de cena
Nuno Esteves (Blue), direção de arte
Inês Peres e Inês Correia, assistente de direção de arte
Margarida Ruas, Catarina Ruas, Daniela Louro e Marcia Miyamoto, construção de adereços
FP Solutions, construção de cenários
Paulo Fonseca, pano de cena
Pedro Leston, desenho de luz
· · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · · ·
Pedro Lopes, correpetidor
Francisco Marques, legendagem
Elenco

Maria Luísa de Freitas
Mezzo-soprano

Catarina Ribeiro
Bailarina

Ivanoel Tavares
Bailarino
Apoio

Convento de São Miguel das Gaeiras
Convento de São Miguel das Gaeiras
Rua Vale da Horta 5,
2510-718
Gaeiras, Óbidos
Portugal
O Convento de São Miguel de Gaeiras é um antigo convento franciscano, edificado no decorrer do século XVII. Até 1834, ano da extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o Convento de São Miguel de Gaeiras foi casa de frades franciscanos, chegando a albergar membros da Família Real.